LOGÍSTICA

Adotando a definição do Council of Suplly Chain Management Professionals, podemos conceituar que:

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, como o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.
Gerenciar o moderno conceito de logística é gerenciar basicamente dois fluxos: o fluxo físico de materiais e o fluxo de informações. De nada adianta realizarmos uma logística de movimentação e armazenagem garantindo que o produto encontra-se estocado no almoxarifado, mas eu não tenho a informação de onde ele está? De nada adianta “soltar” a carga, colocando o caminhão na estrada, e quando sou questionado pelo meu cliente da localização de onde está a carga ou caminhão, eu precise ligar para o celular do motorista para obter tal informação.

O fluxo físico de materiais agrega valor. É ele que coloca o produto no lugar certo, na hora certa, na quantidade correta solicitada pelo cliente. Este fluxo deve estar em perfeita sintonia com o fluxo de informações, uma vez que o fluxo físico de materiais agrega valor de informação com esta integração.

Observamos então que a Logística agrega valor de lugar, de tempo, de qualidade e de informação à cadeia produtiva. 



Além de agregar os quatro tipos de valores positivos para o consumidor final, a Logística moderna procura também eliminar do processo tudo que não tenha valor para o cliente, ou seja, tudo que acarrete somente custos e perda de tempo.

O objetivo da Logística é tornar disponíveis os produtos e serviços certos, na quantidade certa, no local onde são necessários e no momento em que são desejados, atingindo assim excelência no nível de serviço ao cliente pelo menor custo total possível.




Abaixo são apresentados os principais elementos conceituais da Logística, em que começa pelo estudo e a planificação do projeto ou do processo a ser implementado. Uma vez planejado e devidamente aprovado, passa-se à fase de implementação e operação. Muitas empresas acham que o processo termina aí. Na verdade, devido à complexidade dos problemas logísticos e à sua natureza dinâmica, todo sistema logístico precisa ser constantemente avaliado, monitorado e controlado.



Os fluxos associados à Logística, envolvendo também a armazenagem de matéria-prima, dos materiais em processamento e dos produtos acabados, percorrem todo o processo, indo desde os fornecedores passando, passando pela fabricação, seguindo desta ao varejista, para atingir finalmente o consumidor final, o alvo principal de toda a cadeia de suprimento. Além do fluxo de materiais (insumos e produtos), há também o fluxo de dinheiro, no sentido oposto àquele. Há, ainda, fluxo de informações em todo o processo.


Esse fluxo ocorre os dois sentidos, trazendo informações paralelamente à evolução do fluxo de materiais, mas conduzindo também informações no sentido inverso, começando com o consumidor final do produto (demanda, preferências, mudanças de hábitos e de compras, mudanças no perfil socioeconômico) e indo até os fornecedores de componentes e de matéria-prima.


Sendo assim, a moderna logística procura incorporar:

  • Prazos previamente acertados e cumpridos integralmente, ao longo de toda a cadeia de suprimentos;
  • Integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa;
  • Integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes;
  • Busca da otimização global, envolvendo a racionalização dos processos e a redução de custos em toda a cadeia de suprimentos;
  • Satisfação plena do cliente, mantendo o nível de serviço preestabelecido e adequado.






11 comentários:

  1. Logística é nada mais nada menos que uma gestão responsável pelas atividades voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar, mar) e distribuição de produtos que prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Ela gerencia desde a entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição de produtos. Ela planeja, implementa e controla o fluxo a armazenamento eficiente e econômico de matéria-prima. Desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o proposito de atender as exigências dos clientes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial.

    Débora Dayane Menezes Melo

    ResponderExcluir
  4. Conforme acima, a logística é o conjunto de Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento e a conseqüente satisfação dos clientes.
    "Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível"
    Fonte(s): wikipedia

    Jaqueline Cruz

    ResponderExcluir
  5. Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos, ou seja, ela atua em qualquer área dentro da empresa que se relacione com locomoção. A empresa que não tiver um plano logístico estará fadada ao insucesso.

    Ivo José

    ResponderExcluir
  6. O gerenciamento da cadeia de suprimentos, como é chamado o supply chain management no Brasil, é muito mais do que o conceito básico de logística, porém, muitas pessoas usam o gerenciamento da cadeia de suprimentos como sinônimo de logística. A gestão da cadeia logística é, como podemos perceber no assunto abordado no blog, toda a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores do produtos, serviços e informação, com o objetivo de acrescentar valor para o cliente. Gestão da cadeia logística consiste, em termos mais simples, numa “série de aproximações” que se utiliza do fluxo de informações para integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e varejo, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo certo, com o objetivo de melhorar o nível do serviço e diminuir os custos ao longo de todo o sistema.

    Silvestre Coutinho

    ResponderExcluir
  7. O gerenciamento da cadeia de suprimentos como é chamado no brasil, vai desde o controle de estoque, previsão de demanda, produção até a chegada do produto ao cliente. Através de um correto gerenciamento pode ser agregado valor ao produto. Para sua utilização o fluxo de informação é constante através de sistemas integrados de comercio para diminuição de custos e consolidação da produtividade, são utilizados sistemas integrados que auxiliam e muitas vezes tomam a decisão antes do próprio gestor, através de ferramentas de trocas de dados. O fluxo de informações em tempo real é de extrema importância para a tomada de decisão, e assim um atendimento personalizado a cada cliente.

    Almir Junior

    ResponderExcluir
  8. fluxo físico de materiais agrega valor. É ele que coloca o produto no lugar certo, na hora certa, na quantidade correta solicitada pelo cliente. Este fluxo deve estar em perfeita sintonia com o fluxo de informações, uma vez que o fluxo físico de materiais agrega valor de informação com esta integração.

    ResponderExcluir
  9. Embora os resultados estejam além das expectativas, quando comparados com números internacionais, é inegável que a cadeia de suprimentos continuará revolucionando os processos de gestão da logística. A realidade das empresas nacionais mostra com evidente clareza que não é possível imaginar a condução de um planejamento estratégico nesse segmento sem o conhecimento dessa ferramenta. Observa-se nesse tema um vasto campo de estudos, podendo destacar importantes aspectos nessa evolução como o avanço de novos recursos tecnológicos, aumento de competitividade reduzindo o ciclo de vida dos produtos com a utilização das ferramentas adequadas.

    ResponderExcluir
  10. Navegando pela internet pude observar uma outra definição bem simples para logistica e fácil de entender: Logística é o processo de gerenciamento estratágico da compra do transporte e da armazenagem de matérias primas e produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados), por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizados mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado.

    Postado por Lilian em seu blog: http://simplesmente-lillian.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O processo logístico moderno é altamente recomendável e garante grande satisfação de clientes e fornecedores. Pois, através do gerenciamento logístico a empresa está preparada para atender plenamente seus cliente, de forma que eles se sintam satisfeitos, e cliente satisfeito é cliente fidelizado.Informação é algo fundamental para qualquer negócio e na logística isso não seria diferente.

    ResponderExcluir