SCM



Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de Suprimento

Forma integrada de planejar, controlar e otimizar o fluxo de bens ou produtos, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente, administrando as relações de logística na cadeia de suprimento que representa uma rede de organizações integradas em diferentes processos e atividades, porém com um objetivo único, agregar valor na forma de produtos e serviços que são postos nas mãos do consumidor final.



Para compreender melhor a idéia do SCM, observe o exemplo de uma grande siderúrgica:


Não basta apenas que se tenha aço e energia elétrica como garantias de produtividade e, sim, garantir também materiais de escritório (canetas, papéis, lápis), de informática (cartuchos para impressoras, computadores), e outros. Já é possível se ter uma idéia dos canais envolvidos nesta cadeia não é mesmo? Pois é, por questões de competitividade, não basta somente o produto final ser bom, mas é necessário que esta siderúrgica, ao precisar de um cartucho de tinta, possa solicitá-lo ao seu fornecedor e este possa disponibilizá-lo imediatamente, o que significa que deve haver uma grande sincronia na integração entre as partes envolvidas.

Portanto, o objetivo básico do SCM é maximizar e tornar realidade as potenciais sinergias das partes envolvidas na cadeia produtiva, para que o consumidor possa ser atendido de maneira eficiente e a um custo menor para quem produz.



Enquanto a logística Integrada representa uma integração interna, o SCM representa uma integração externa interligando desde os fornecedores até os consumidores finais, contribuindo para reduzir os estoques, racionalizar o transporte e eliminar o desperdício.


Logística Integrada

Supply Chain Management



O sistema SCM inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final, envolvendo aí o relacionamento entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc.

A vertente mais rica no atual pensamento em logística é sem dúvida o de Supply Chain Management. Ela conjuga os processos logísticos, que tratam do fluxo de materiais e informações dentro e fora das empresas, com os relacionamentos que surgem ao longo da cadeia para assegurar seus melhores resultados em termos de redução de desperdício e agregação de valor. Ao lidar com os relacionamentos entre empresas, é natural que o pensamento logístico aborde uma questão afim - a das parcerias e alianças estratégicas logísticas. Estas estratégias colaborativas promovem a união de forças de empresas - cliente e fornecedora, cliente e cliente ou fornecedora e fornecedora, visando explorar as atividades logísticas em busca de vantagens mútuas.

O SCM inclui processos de negócios que vão muito além das atividades relacionadas à logística integrada, considerando tanto os trade-offs internos quantos os interorganizacionais. A aplicação deste conceito vai exigir um esforço rumo à integração não só de processos dentro da empresa, o que sugeriria a adoção de uma logística integrada, mas também dos processos-chave que interligam os participantes da cadeia de suprimentos. Exemplos destes processos são as compras e o desenvolvimento de novos fornecedores e produtos, este podendo envolver marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças, operações e logística.


Dentre os processos de negócios considerados chave para o sucesso de implementação do SCM, os 7 mais citados encontram-se listados a seguir:



Resumidamente, estes 7 processos-chave têm como objetivos principais:

  1. Desenvolver equipes focadas nos clientes estratégicos, que busquem um entendimento comum sobre características de produtos e serviços, a fim de torná-los atrativos para aquela classe de clientes. 
  2. Fornecer um ponto de contato único para todos os clientes, atendendo de forma eficiente a suas consultas e requisições; 
  3. Captar, compilar e continuamente atualizar dados de demanda, com o objetivo de equilibrar a oferta com a demanda;
  4. Atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega combinado;
  5. Desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder rapidamente às mudanças nas condições do mercado; 
  6. Gerenciar relações de parceria com fornecedores para garantir respostas rápidas e a contínua melhoria de desempenho;
  7. Buscar o mais cedo possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos.


Práticas importantes na implementação do SCM:

  • Reestruturação Fornecedores (Membros-Chave): reduzir o número de fornecedores e escolhê-los adequadamente constituem uma reestruturação válida, já que torna mais fácil o gerenciamento das matérias-primas (ou outros materiais) e permite um aprofundamento das relações entre as entidades envolvidas;


  • Integração de Infra-Estrutura (Compartilhamento de informações): sistemas de informática integrados com os fornecedores, empresas industriais e clientes, têm permitido a reposição automática de determinados produtos nas prateleiras. Sistemas de EDI (Eletronic Data Interchange) vêm sendo muito utilizados com essa finalidade, e têm permitido entregas mais rápidas e níveis de estoques mais baixos;



O grande desafio para as organizações no processo de integração da cadeia de suprimentos está relacionado à tecnologia de compartilhamento de informações e o resultado é que normalmente a informação não está disponível no local de trabalho, tanto em termos de tempo quanto em conteúdo. Nesse sentido o CIS-WEB APS utiliza um algoritmo de planejamento e programação finito baseado na Teoria das Restrições (TOC) onde, as cadeias de suprimentos são vistas como ligações entre várias empresas, envolvendo fornecedores dos fornecedores, fornecedores, a empresa, seus clientes e os clientes dos clientes. A configuração do CIS-WEB APS, ilustrada na próxima figura, envolve a utilização do projeto de rede para inserir uma descrição detalhada da cadeia, incluindo suas instalações, elos de transporte e outras características.


Desta forma, o planejamento mestre combina as previsões da demanda com os recursos da cadeia, como descrito no projeto de rede, criando um planejamento geral de movimentação de suprimentos pela cadeia que será integrado a cada ERP das empresas participantes do SCM, ilustrado a seguir:


  • Desenvolvimento de Novos Produtos (Medidas de desempenho): a participação do fornecedor no desenvolvimento de novos produtos de seus clientes tem propiciado uma redução dos custos e do tempo de desenvolvimento dos mesmos. O acompanhamento da fase inicial torna-se, então, um importante item do SCM.




Para que o gerenciamento da cadeia de suprimento torne-se bem sucedido, são necessárias diversas decisões relacionadas ao fluxo de informações, financeiro e de produto. Estas decisões se encaixam em três categorias:




1) Estratégia ou projeto da cadeia de suprimento
  • Decisão de como estruturar a cadeia de suprimento;
  • Determinação da configuração da cadeia, que processos cada estágio deverá desempenhar;
  • Decisões estratégicas que incluem local, capacidade de produção e das instalações para armazenagem, produtos a serem fabricados ou estocados, meios de transporte, fornecedores e tipo do sistema de informação adotado.
2) Planejamento da cadeia de suprimento
  • A configuração da cadeia de suprimento é fixa;
  • Estabelecimento de restrições dentro das quais cada planejamento deve ser realizado;
  • Previsão de demanda para o ano seguinte em diferentes mercados;
  • Inclui decisões sobre quais mercados serão supridos, a construção dos estoques, a terceirização da fabricação, as políticas de reabastecimento e estocagem.
3) Operação da cadeia de suprimento
  • Curto prazo (semanal ou diário);
  • A configuração da cadeia de suprimento é considerada fixa e as políticas de planejamento como já definidas;
  • Implementar as políticas operacionais da melhor maneira possível;
  • Explorar a redução da incerteza da demanda e otimizar  o desempenho dentro das restrições estabelecidas pela configuração e pelas políticas de planejamento.



Para se superar nos negócios, é preciso adotar um método disciplinado. Aqui estão algumas das melhores práticas para melhorar o seu gerenciamento da cadeia de suprimento:




Benefícios da Implementação do SCM:

  • A redução dos custos operacionais;
  • Melhoria da produtividade dos ativos;
  • A redução do tempo de ciclo;
  • Redução dos custos de manutenção de estoque, transporte e de armazenagem;
  • Melhoria dos serviços (entregas mais rápidas e produção personalizada);
  • Crescimento da receita devido à maior disponibilidade e personalização.

O Outsourcing é outra prática vantajosa do SCM, pois refere-se a estratégia de transferir atividades internas das empresas para fornecedores externos com o objetivo de liberar recursos como patrimônio, infra-estrutura e pessoas para que a empresa concentre seus esforços em suas competências essenciais do negócio, ou simplesmente nas atividades que mais dão retorno. Desta forma, admite-se que a empresa canalize seus recursos em iniciativas que demandem vantagem competitiva.



Fatores Críticos na Implementação do SCM:

A complexidade da implantação do conceito SCM é um dos fatores que explica o fato de poucas empresas o terem implantado até hoje. Os desafios que se apresentam são tanto internos quanto externos. Internamente é preciso “quebrar barreiras” organizacionais para que se adote uma visão sistêmica em que o resultado do grupo seja mais importante do que os resultados das partes. Os resultados buscados pelo SCM não serão completamente alcançados se cada empresa pretender aperfeiçoar seus próprios resultados, em detrimento da integração de seus objetivos e atividades com os das organizações parceiras.À complexidade gerencial envolvida na implantação do SCM, soma-se o fato de que o SCM requer investimentos significativos de tempo e dinheiro e que o retorno deste investimento não se dá automaticamente. Isto acaba por se tornar mais um problema a ser gerenciado, uma vez que é preciso administrar as expectativas de curto prazo dos acionistas e investidores quanto ao retorno do investimento realizado.




Diante do que foi abordado podemos concluir que, se cada organização apenas olhar para as suas operações, corre riscos desnecessários, podendo interromper o fluxo de materiais e aumentar os custos. Uma integração externa à organização remove esse risco e melhora, no conjunto, a cadeia. Esta integração proposta consiste na relação entre os parceiros da cadeia logística, pois estes determinam as melhores oportunidades de redução dos custos e/ou realce do valor.

19 comentários:

  1. É possível perceber que o SCM vai além da gestão dos processos logísticos, pois na verdade ela abrange também as atividades e práticas referente ao desenvolvimento e gestão do relacionamento com os clientes. Desse modo, o sistema agrega valor de maneira a suprir as necessidades em um todo empresarial.

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  2. O SCM representa o esforço de integração dos diversos parceiros do canal de distribuição através da administração compartilhada que interligam as unidades organizacionais e membros do canal desde o consumidor final até o fornecedor da matéria-prima. Empresa compartilhada não é a melhor porém é a mais ágil............
    Por fim deixo uma frase de Peter Drucker que diz:
    "A logística é a última fronteira gerencial que resta ser explorada para reduzir tempos e custos, melhorar o nível e a qualidade de serviços, agregar valores que diferenciem e fortaleçam a posição competitiva da empresa."

    Farailde

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  3. É uma forma integrada de planejamento, controlar e aperfeiçoar o fluxo de bens ou produtos. Agregar valor na forma de produtos e serviços. Com o objetivo de maximizar e tornar realidade as potencias sinergias das partes envolvidas na cadeia produtiva. Enquanto a logística integrada apresenta uma integração interna o SCM representa uma integração externa.

    Kleybson Feitosa

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  4. SCM é um conceito evoluído de Logística. Se antes a Logística era uma visão que se preocupava apenas com a entrega de produtos aos clientes, coma chegada de insumos na empresa e com o armazenamento, o SCM possui um conceito mais amplo.
    O SCM representa uma visão ampla e integrada não só da empresa, mas de todos os atores envolvidos no processo: clientes, fornecedores, intermediários, transportadoras.

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  5. O SCM pode contribuir decisivamente não apenas para a geração de valor, como também para sua sustentabilidade, desde que seja bem planejado, organizado e implementado.

    Débora Dayane Menezes Melo

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  6. A diferença entre a estratégia logística e a logística estratégica: A estratégia logística de uma organização consiste em todas as decisões, políticas, planos e cultura estratégica relativamente à gestão das suas cadeias logísticas (Waters, 2003, p. 62). Assim, quando uma empresa pretende atingir um dos objetivos estratégicos propostos, como por exemplo, reduzir os custos globais, utiliza a logística enquanto ferramenta estratégica (estratégia logística). Por outro lado, quando a logística não constitui qualquer ferramenta para a concretização dos objetivos da empresa, mas é utilizada como motor da própria estratégia, estamos perante aquilo que se designa logística estratégica (Dias, 2005, p. 253).

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  7. Uma cadeia de suprimentos (supply chain) é um sistema por meio do qual empresas e organizações entregam produtos e serviços a seus consumidores, em uma rede de organizações interligadas. A cadeia engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente no atendimento de um pedido de um cliente e não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Desenvolver um indicador de desempenho que considere todos os componentes da cadeia de suprimentos em termos de estoque, nível de atendimento e eficiência.

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  8. Forma integrada de planejar, controlar e otimizar o fluxo de bens ou produtos, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente, administrando as relações de logística na cadeia de suprimento que representa uma rede de organizações integradas em diferentes processos e atividades, porém com um objetivo único, agregar valor na forma de produtos e serviços que são postos nas mãos do consumidor final.

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  9. A cadeia de suprimento é um conjunto de atividades realizadas por uma empresa, que está diretamente relacionada desde seus fornecedores até o consumidor final. Uma organização necessita de matéria prima para produzir e precisa de consumidores para seus produtos. Através do gerenciamento eletrônico de uma rede de empresas, que executem suas atividades internamente, a relação poderá torna-se mais rápida e produtiva para todos.
    A SCM é responsável por facilitar a transição de materiais e informações, promovendo o controle dos fluxos, facilitando a redução dos custos, do tempo e maior qualidade. Dessa forma, proporciona a satisfação do consumidor final.

    Paula Danyelle

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  10. O modelo SCM trás uma pratica muito importante que é a integração da infra-estrutura, um sistema de informática EDI (Eletronic Data Interchange) que permite ao fornecedor informações sobre o estoque de seu cliente, fazendo com que a reposição das mercadorias seja feita de forma automática, evitando a falta dos produtos.


    Maria Tatiane

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  11. Quero deixar aqui um espaço para um outro assunto a 'Logistica Reversa'. pra ajudar vou deixar aqui um link de matéria veiculada na TV Câmera:
    http://www2.camara.gov.br/tv/materias/PANORAMA/205966-REPORTAGEM-ESPECIAL-DO-PANORAMA-EXPLICA-O-QUE-E-LOGISTICA-REVERSA.html

    LOGISTICA REVERSA - a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. (Wikipédia)

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  12. SCM pressupõe, fundamentalmente, que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos (tanto com fornecedores quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem. Assim, é importante ressaltar que o escopo da SCM abrange toda a cadeia produtiva, incluindo a relação da empresa com seus fornecedores e clientes, e não apenas a relação com os seus fornecedores

    Samuel Feitosa

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  13. As operações com o SCM faz com que as organizações ganhem maior eficiência em suas operações obtendo uma melhoria na sua cadeia de suprimentos, habilidade de análises e de integração.

    Marcos Paulo dos Santos Oliveira

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  14. O SCM surgiu após as empresas perceberem a importância de otimizarem as operações, buscando a sua eficácia. As empresas buscam a aplicação do SCM como diferencial para a sua empresa. As vantagens almejadas são em geral: melhoria no nível de serviço, redução de estoques, redução do custo administrativo, colaboração no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria dos processos.

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  15. O Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta que possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior desempenho, usando a Tecnologia da Informação (TI).Atualmente com a concorrência acirrada, essa ferramenta permite às empresas a alcançarem melhores padrões de competitividade.

    Vanessa Barros de Souza

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  16. Na minha opinião, o SCM deve ser pensado como uma cultura organizacional. No momento do planejamento, produtos e serviços, devem ser pensado no todo. Isso deve partir dos lideres, colocando em prática com seus liderados: para toda e qualquer ação, o objetivo deve ser a melhoria contínua para todos os parceiros internos e externos.

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  17. Excelente conteúdo. Quando puderem visitem meu blog também: www.superedesafios.com.br

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  18. mi nombre es fajar. vivo en bedono en java central estuve en un problema financiero muy crónico y una situación de salud terminal hace algunas semanas. después de que toda mi búsqueda de ayuda de amigos y vecinos resultó abortiva, siento que no había nadie a quien realmente le importara. Me cansé tanto debido a la falta de fondos para expandir mi negocio y mis 2 hijos de 5 y 8 años tampoco se veían bien debido a la falta de atención adecuada como resultado de las finanzas. Una fiel mañana vi a un viejo amigo de mi difunto esposo y le conté todo lo que había estado pasando y me dijo que la única forma en que podía ayudarme era dirigiéndome a un buen oficial de préstamos en EE. UU. que también lo ayudó, explicó. a mí sobre cómo estaba financieramente bajo y cómo lo impulsó este oficial de préstamos (el Sr. Pedro, que le otorgó un préstamo de 7,000,000.00 USD a una tasa asequible de 2 tasas). Además, me aseguró que eran la única empresa de préstamos legítima que encontró en línea. me dio su correo electrónico y así fue como solicité y también me concedieron un préstamo y mi vida cambió para bien. Comuníquese con el único prestamista genuino, el Sr. Pedro a través de correo electrónico / whatsapp +18632310632 pedroloanss@gmail.com para resolver su problema financiero.

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